Jeová? Tchau Jeová!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relembrar é preciso porque o "esquecimento" não precisa de lembrança

Ir para baixo

Relembrar é preciso porque o "esquecimento" não precisa de lembrança Empty Relembrar é preciso porque o "esquecimento" não precisa de lembrança

Mensagem por Soares Sáb Out 10, 2015 11:32 am

Boa dia.
Não sou qualificado para nada, pelo que me consta o TUTOR realmente que é educador capacitado, e pode, depois com a sua generosidade sem tamanho, fazer uma inspeção por aqui. Seria bom, pois em caso de erros de qualquer natureza da minha parte, ele conserta, pois o cara é realmente capaz. Eu só tenho a boa vontade. Não posso falar muito sobre ele, mas é um baita "cabedal de conhecimentos", em várias disciplinas.

Sei que este espaço está em branco ainda em função de algum projeto que virá. Mas o que aqui assento como tópico são coisas simples, que não é nada demais relembramos e nem comprometerá seja lá o que vier. Eu por exemplo, com a mente cansada ou não, sempre dou uma consultada para conferir se não cometi algum erro desnecessário.As vezes escrevemos: "preciso reciclar determinada matéria para um concurso" (? ).Será que está correto? Seria mais adequado, quem sabe: rever, capacitar, relembrar, atualizar??? O que acham? Reciclamos lixo. Enfim, a língua está em evolução, ela se mexe e... Está viva.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/448-4.pdf


Algumas coisas básicas, valem a pena serem revistas na nossa complicada língua portuguesa, na minha opinião.


Gostei dessa abordagem simples e eficaz sobre:



Sinônimos e Antônimos


Por Ana Paula de Araújo

A Semântica é a parte da linguística que estuda o significado das palavras, a parte significativa do discurso. Cada palavra tem seu significado específico, porém podemos estabelecer relações entre os significados das palavras, assemelhando-as umas às outras ou diferenciando-as segundo seus significados.

SINONÍMIA: Sinonímia é a divisão na Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante.

Algumas palavras mantêm relação de significado entre si e representam praticamente a mesma ideia. Estas palavras são chamadas de sinônimos.

Encontre a faculdade certa para você
Ex: certo, correto, verdadeiro, exato.

Sendo assim, SINÔNIMOS são palavras que possuem significados semelhantes.

A contribuição greco-latina é responsável pela existência de numerosos pares de sinônimos:

adversário e antagonista;
translúcido e diáfano;
semicírculo e hemiciclo;
contraveneno e antídoto;
moral e ética;
colóquio e diálogo;
transformação e metamorfose;
oposição e antítese.

ANTONÍMIA: É a relação entre palavras de significado oposto

Outras palavras, ainda, possuem significados completamente divergentes, de forma que um se opõe ao outro, ou nega-lhe o significado. Estas palavras são chamadas de antônimos.

Ex: direita / esquerda, preto / branco, alto / baixo, gordo / magro.

Desta forma, ANTÔNIMOS são palavras que opõem-se no seu significado.

Observação: A antonímia pode originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo:

bendizer e maldizer;
simpático e antipático;
progredir e regredir;
concórdia e discórdia;
ativo e inativo;  (opa, usamos no jargão da Torre kkk)
esperar e desesperar;
comunista e anti­comunista;
simétrico e assimétrico.

Fontes:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=552

Arquivado em: Linguística, Português


Não deixem de assistir esse vídeo, por favor, muito didático. Relembre cantando, Vale a pena assim.:



Abçs.
Soares
Soares

Mensagens : 212
Pontos : 3431
Reputação : 10
Data de inscrição : 27/09/2015
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos