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ENEM: Mais de 100 temas que podem aparecer na redação do Enem 2015

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Mensagem por Soares Sáb Out 03, 2015 7:18 am

Bom dia amigos.
Além de ser uma informação para todos que pretendem prestar as provas do Enem, cada tema abaixo, pode servir de inspiração para criarmos tópicos aqui. O que não deixa de ser uma maneira de se inteirar no assunto, pois geralmente quando procuramos uma fonte ou referência para o assunto, acabamos fixando na mente parte das informações, tendo uma noção básica do assunto em questão. Abraços a todos. Bons estudos



ENEM: Mais de 100 temas que podem aparecer na redação do Enem 2015   Conselhos-basicos-redacao-enem


"As provas do Enem 2015 têm data marcada para os dias 24 e 25 de outubro. A prova de redação será aplicada no domingo, dia 25, e cobrará dos candidatos a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, que trabalhe com uma proposta de solução para o assunto abordado.

A proposta de redação do Enem é apresentada aos candidatos a partir de uma coletânea de textos motivadores. Por isso, é possível afirmar que se trata também de um exercício de interpretação de texto.

Pensando na preparação contínua para a prova, a Universia Brasil separou 108 temas que podem ser abordados no Enem 2015. Confira a seguir quais são eles:




1. Processo de redemocratização do Brasil

2. Violência infantil

3. Educação online

4. A postura diplomática do Brasil

5. Analfabetos funcionais

6. Terceira idade

7. Marco Civil da internet

8. Educação para todos

9. Mobilidade Urbana

10. Reforma Política

11. Patriotismo

12. Os limites do humor nas redes sociais

13. Mobilizações populares no Brasil

14. Papel da mulher no século XXI

15. Os "justiceiros": justiça feita com as próprias mãos

16. Redes sociais e Direitos Humanos

17. Campanhas de vacinação pelo Brasil

18. Racismo na sociedade brasileira

19. O Brasil diante dos estrangeiros

20. Intolerância no mundo contemporâneo

21. Inclusão social

22. Redução da maioridade penal

23. Crise da água: gerenciamento dos recursos hídricos

24. Regulamentação do trabalho doméstico

25. Espionagem norte-americana

26. Crise nos transportes

27. Guerra das Coreias

28. Manifestações pelo Brasil

29. Protestos políticos

30. Nova classe média brasileira

31. Ética na política

32. Situação dos aqüíferos brasileiros

33. Mercosul

34. Conferências da ONU sobre meio ambiente

35. Processos de nacionalização de hidrocarbonetos em países latinos

36. Rios voadores e a devastação da Floresta Amazônica

37. Violência nas escolas

38. Participação política

39. Questão do desarmamento

40. Desigualdade social

41. Comportamento jovem nas mídias sociais

42. Construção de hidrelétricas na Amazônia

43. Produção de energia hidrelétrica no Brasil

44. Sustentabilidade

45. Economia verde

46. Bullying na internet

47. O papel dos professores na sociedade

48. Comportamento do motorista brasileiro

49. Mobilização juvenil no Brasil

50. Efeitos do bullying na vida das crianças

51. Álcool e direção

52. Benefícios do esporte para a sociedade

53. A Comissão da Verdade

54. O papel da educação

55. Terceirização da educação básica

56. Primavera Árabe

57. Desastres naturais

58. Brasil no cenário internacional

59. Direitos das minorias sociais

60. Eleições: falta de credibilidade do voto

61. Desigualdade de gênero

62. Futebol e violência

63. Legalização da maconha

64. Greves de setores essenciais para a sociedade

65. Cotas nas universidades

66. Delinquência juvenil

67. Sexualidade dos jovens brasileiros

68. Supervalorização da imagem (beleza física)

69. Concentração de renda

70. Ascensão da classe C

71. Lei de combate à pirataria online

72. Desgaste da imagem política

73. Protestos em prol dos direitos femininos

74. Individualismo dos jovens

75. Construção da usina de Belo Monte

76. Acidentes nucleares

77. Participação da Venezuela no Mercosul

78. Monarquia Constitucional

79. Nacionalização de hidrocarbonetos nos países latinos

80. Contrabando de armas

81. Mercado paralelo de armas

82. Direitos e deveres do cidadão

83. Guerra das Malvinas

84. Ensino interativo online

85. Reprovação e abandono escolar

86. Intervenção do Estado em hábitos culturais

87. Poder transformador da internet

88. Homofobia e direitos dos homossexuais

89. Onda de imigração no Brasil

90. Novas formas de trabalho

91. Os desafios dos ciclistas

92. Bullying (Físico e Verbal)

93. Inclusão social dos deficientes

94. Índice de gravidez na adolescência

95. Transtornos psicológicos sofrido pelos jovens

96. Olimpíadas no Brasil em 2016

97. Despreparo policial

98. Ofensas nas redes sociais

99. Preconceito e direito das minorias

100. Meio ambiente

101. Marchas e manifestações públicas

102. Maioridade penal

103. Questões indígenas no Brasil

104. Criminalidade e a agressão aos jovens

105. Direitos da mulher

106. Ascensão feminina

107. Feminismo em alta

108. Os limites da liberdade de expressão

109. Homofobia e direitos dos homossexuais"



Última edição por Soares em Sáb Out 03, 2015 7:39 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Soares Sáb Out 03, 2015 7:38 am

Continuando aqui para o tópico não ficar disperso:



"Muitos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apresentam uma série de dúvidas a respeito da prova de redação. O exame exige que os candidatos mostrem a capacidade para processar diferentes informações, relacionando-as com diversas áreas do conhecimento. Além disso, durante a elaboração do texto, o aluno deve estabelecer uma reflexão crítica sobre fatos diversos.
O processo de correção da redação do Enem é específico em relação aos outros vestibulares, e envolve cinco níveis de proficiência de produção escrita distribuídos em cinco competências, de acordo com o edital oficial publicado pelo MEC.

Confira a seguir um guia prático com alguns conselhos fundamentais para se preparar adequadamente à prova:

1 - Não se esqueça de passar o texto para a folha de respostas
Isso pode parecer um pré-requisito óbvio, mas muitos candidatos acabam não administrando adequadamente o seu tempo durante o exame, deixando a folha de respostas da redação em branco. Lembre-se de que somente essa folha será corrigida pela banca, e não o rascunho do texto.

2 - Lembre-se de cumprir o número mínimo de linhas exigidas
Para ser corrigido, o texto da redação do Enem deve apresentar mais do que sete linhas. Caso contrário, o candidato terá a sua prova de redação anulada.

3 - Lembre-se de sempre considerar os Direitos Humanos
Um dos pré-requisitos mais importantes cobrados pelo Enem é o respeito aos Direitos Humanos durante a elaboração da redação. Textos que não atendam a essa exigência também serão anulados pela banca corretora, recebendo nota zero.

4 - Desenvolva cuidadosamente a proposta de redação
Lembre-se de elaborar a sua redação com calma prestando atenção à coerência e à progressão ao longo do seu texto.

5 - Não fuja do tema nem elabore outra estrutura textual
Ao escrever a redação, é importante manter o foco na proposta lançada para não fugir do tema, além de respeitar a estrutura textual exigida pela prova, ou seja, um texto do gênero dissertativo-argumentativo. É importante prestar atenção para não se esquecer de elaborar uma proposta de intervenção - outro importante pré-requisito exigido pela banca corretora.

6 - Use SOMENTE caneta esferográfica de tinta preta
Não só a prova de redação, como todo o exame do Enem exige que os candidatos utilizem apenas caneta esferográfica na cor preta. NÃO entregue o seu texto escrito a lápis ou com uma caneta de outra cor.

7 - O título NÃO é obrigatório
Caso o aluno inclua título na prova, este não será considerado pelos corretores como linha efetivamente escrita.

8 - Evite rasuras
Caso você escreva algo errado durante a elaboração da sua redação, o recomendado é apenas passar um traço no trecho inadequado, escrevendo a palavra correta ao lado.

9 - Não faça cópia dos textos de motivação apresentados na proposta
Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea, pois isso será considerado plágio. Elabore e trabalhe com as suas próprias ideias, utilizando o seu próprio vocabulário
.
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Mensagem por Soares Sáb Out 03, 2015 7:47 am

Continua...



Mitos e verdades da TRI: fique ligado no sistema de correção do Enem
21 de Maio de 2015
Saiba por que é importante conhecer a metodologia de correção da prova e entenda como será calculada a sua nota




ENEM: Mais de 100 temas que podem aparecer na redação do Enem 2015   -como-funciona-a-tri


"Você sabia que não é possível tirar 0 no Enem mesmo que você entregue a prova em branco? Por outro lado, mesmo que você acerte todas as questões, também não receberá a nota 1000. Isso acontece por causa da metodologia adotada Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, adotada pelo Inep, órgão responsável pelo exame.


Diferentemente dos métodos tradicionais em que o desempenho é avaliado somente pela quantidade de acertos ou erros, o TRI busca compreender qual o nível de proficiência do estudante analisando o grau de dificuldade das questões corretas ou incorretas.

O professor Lilio Paoliello, diretor pedagógico do Cursinho da Poli, define este método como: “uma teoria estatística que é aplicada como medida de avaliação educacional”. Basicamente, desde sua formulação, cada uma das 180 perguntas do exame tem um nível de dificuldade, baseado na maneira como aborda a matéria específica. Se determinada edição do Enem tiver maior número de questões difíceis, a nota mínima determinada aos participantes – inclusive aos que não responderem nenhuma questão – será mais alta e a nota máxima também aumentará. O oposto acontece quando o Enem tem maior quantidade de questões fáceis. No entanto, não há como saber o nível de complexidade estabelecido para as questões, pois essa informação não é revelada aos estudantes e não há qualquer tipo de marcação que as identifique nas folhas da prova, para assegurar os critérios de justiça do exame.

Mas, além das notas mínimas e máximas e da dificuldade das questões, a metodologia TRI impõe outras consequências para o cálculo das notas. Através de uma avaliação chamada Curva Característica do Item, que é específica para cada questão, é possível determinar a probabilidade que um participante com determinada nota final tem de acertá-la. Assim, estatisticamente, é possível prever quais perguntas serão respondidas corretamente pela maioria dos candidatos ou não.

A partir disso, o Inep considera que os candidatos com maior nota, teoricamente, devem ter o domínio não apenas das questões com alto grau de exigência, mas também das mais simples. Se um candidato acerta questões mais difíceis e erra as mais fáceis, sua média será menor que a de um candidato que tenha feito o oposto. “De uma forma geral, o perfil esperado de um aluno que tenha o resultado próximo à curva normal é acertar muito mais as fácies e ir, gradativamente, acertando as difíceis. Então, quando uma prova é avaliada e um aluno acertou 2 ou 3 questões de alta complexidade e errou as de baixa complexidade, ele foge de um perfil esperado. Ao contrário, se o aluno acessa as fáceis e as médias em um nível compatível, o resultado dele é considerado ok”, explicou o professor Paoliello.

Ainda segundo a TRI, dois candidatos que tenham acertado a mesma questão não terão a mesma nota, como seria o caso de vestibulares como a Fuvest, nos quais as questões tem o mesmo peso, independentemente do nível.

O diretor do Cursinho da Poli exemplifica como se dá essa relação: “vamos supor que dois estudantes acertem o mesmo número de questões na prova de humanas, que tem 45 questões. Eles saem da prova, conferem a quantidade de acertos e ambos acertaram 30 questões: eles não terão necessariamente a mesma nota, a menos que tenham acertado as mesmas questões. Por quê? Porque um deles pode ter um perfil que não é o esperado.”

DEIXAR EM BRANCO OU CHUTAR: O QUE É MELHOR?
O ideal, ao longo de um ano de preparação, é que o aluno tenha desenvolvido um bom domínio do tempo e tenha conhecimentos suficientes para resolver a prova. No entanto, na hora do desespero, muitos se veem confrontados com a opção de chutar ou deixar em branco as questões que ainda faltam. Por causa da Teoria de Resposta ao Item, não existe a melhor opção. A atitude mais correta a tomar vai depender de cada caso.

O professor explica que “vai depender da situação dele durante a prova. Se o estudante estiver se saindo indo muito bem, mas faltem 15 minutos para ele acabar a prova, ele ainda tenha 10 questões para resolver é melhor deixar em branco porque as 10 questões que ele deixará de fazer podem ser fáceis e, ao chutar, existe a possibilidade de errar. E, se ele optar por chutar, que não seja na mesma letra. Porque nenhuma prova tem questões que formam uma sequência na mesma letra”, disse.

UM ERRO NÃO ANULA UM ACERTO
Como já foi dito, quanto mais próximo da Curva Característica do Item o desempenho do aluno estiver, melhor ele será. Em outras palavras, o problema não está somente em errar as questões que deveria acertar, mas também em acertar as que não deveria errar. Esse é um engano comum, que Paoliello faz questão de desmistificar: “não existem questões que valem mais, nem questões que valem menos. Muitas vezes as pessoas pensam que um erro anula um acerto, como era no vestibular de antigamente. Essa é a forma mais simplória de se entender a TRI. Na verdade, não é nenhuma coisa, nem outra. Se o aluno foge do perfil esperado, vai ser feito um balanceamento da sua pontuação em função desse perfil que ele mostrou.”

A TRI FUNCIONA MESMO?
Embora seja um método seguro, cientificamente comprovado e testado pelo Inep, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre sua eficácia. Nesse caso, o professor Lilio comprova, por experiência própria, que a metodologia é, de fato, eficiente: “Eu faço a prova para poder ter os dados e perceber como é o comportamento dos estudantes porque esse é um tema de pesquisa para mim. Como sou matemático, este ano resolvi fazer o Enem com uma atenção especial para a redação e a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Pensei que iria me sair bem em Matemática, só que gastei muito tempo para fazer Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Foi então que eu decidi fazer um teste. Faltavam 15 questões de matemática para eu resolver e chutei todas na mesma letra para saber o que ia acontecer. A minha nota em Matemática e Suas Tecnologias foi muito menor que a minha de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, sendo que é a minha área de formação. Então esse chute me prejudicou. Se eu tivesse deixado em branco, teria me saído melhor”, comenta."



ENEM: Mais de 100 temas que podem aparecer na redação do Enem 2015   Como-funciona-a-tri-1432220112262


CONTINUA...


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Mensagem por Soares Sáb Out 03, 2015 8:00 am

Mitos e verdades sobre TRI: especialista em Enem explica
27 de Maio de 2015
O educador Mateus Prado esclarece por que não se devem deixar questões em branco no exame

ENEM: Mais de 100 temas que podem aparecer na redação do Enem 2015   Mateus-prado-correcao-enem-2015-noticias


Notícia atualizada às 19h08 do dia 27/05/2015

A Universia Brasil publicou na quinta-feira passada (21) a notícia Mitos e verdades da TRI: fique ligado no sistema de correção do Enem que contava o funcionamento da metodologia de correção do Enem. Na noite desta terça-feira (26), no entanto, ouvimos o especialista em Enem, o educador Mateus Prado, para esclarecer o que, segundo ele, foi um equívoco do professor Lilio Paoliello, do Cursinho da Poli. Para Prado, o docente teria se confundido, principalmente, no que se refere a deixar questões em branco no Enem.



A Universia Brasil conversou com o professor Lilio Paoliello, do Cursinho da Poli que comentou:


"Chutar ou não chutar é um dilema que todo o estudante ao fazer uma avaliação com questões do tipo múltipla escolha passará. Especificamente no caso do Enem, esse dilema se acentua visto que a avaliação do candidato está baseada em uma metodologia estatística que é a TRI. O estudante confiante e bem preparado certamente não passará por esse dilema visto que terá capacidade de resolver tanto as questões de alta complexidade como a de baixa complexidade. Já um estudante que tenha dificuldades em alguma área poderá não se sentir seguro tanto na resolução das questões quanto em relação à possibilidade de marcar qualquer alternativa visto que não conseguiu chegar a uma conclusão que o leve ao acerto da questão. Nessa metodologia, o resultado de cada candidato é analisado como se colocássemos os seus acertos organizados na ordem crescente da complexidade das questões. A oscilação entre acertos e erros passa a definir o perfil desse aluno. A partir do ponto em que há uma mudança nesse perfil, ou seja, oscilação entre acerto e erro das questões segundo a complexidade que apresenta, as demais questões não são consideradas. Esse é um jeito informal de entender uma teoria tão complexa quanto a TRI. Em vista disso, como foi dito, o dilema continua. Em três minutos é compreensível que se opte por chutar em lugar de se fazer uma análise mais consciente se esse chute poderá prejudicar o perfil de resultados do estudante."


A seguir, entenda por que deixar uma questão em branco no Enem não é uma atitude recomendada e leia os conselhos do criador da página Entendendo o ENEM – com Mateus Prado.


COMO É DADA A NOTA


Diferentemente dos demais vestibulares, as questões do Enem têm pesos diferentes e, por esta razão, é comum que duas pessoas, embora tenham acertado a mesma quantidade de itens, não tenham notas iguais. Mas se engana quem pensa que o nível de dificuldade é determinado logo que a prova é formulada. A questão será fácil, média ou difícil de acordo com o número de acertos dos estudantes do Ensino Médio. Então, se boa parte destes candidatos acertaram na prova de Linguagens a questão 4, por exemplo, esta será considerada fácil e, por isso, atribuída um maior valor no momento da correção. As mais erradas – seja por nível de dificuldade ou por má formulação do enunciado – terão valores inferiores. Logo, os resultados são determinados a posteriori, depois de todos os acertos e erros serem identificados.

O educador explicou que os alunos do Ensino Médio que prestaram o Enem sempre são tomados como referência no momento da correção, de modo que os outros candidatos têm suas notas definidas por comparação. Para que esta relação seja eficiente, identifica-se o estudante que corresponde à expectativa padrão de correção, isto é, colocados todos os desempenhos individuais dos alunos de Ensino Médio numa curva, aquele que estiver no meio terá a nota 500. “Quem é este estudante? É aquele que tem a mesma quantidade de candidatos à esquerda e à direita do gráfico. Então supondo que, de todo mundo que fez o Enem, 3.000.001 pessoas estão no terceiro ano do Ensino Médio, 1.500.000 devem estar à direita e 1.500.000, à esquerda”, explicou Mateus Prado.

Mas o que significa estar à direita e à esquerda? Os candidatos que estão à esquerda são as pessoas que tiveram resultados inferiores em comparação ao mediano, sendo o pior deles aquele que não acertou nenhuma questão. Já à direita, são aqueles que superaram a expectativa do perfil do aluno, tendo como melhor resultado as respostas do gabarito dos 45 itens. Por ser consequência de uma análise comparativa, mesmo que o aluno tenha errado todas as questões, ele não tirará zero – sendo um raciocínio análogo também aplicável para quem gabaritar a prova.

Definidas quais são as questões fáceis, médias e difíceis e identificado o candidato mediano, atribuem-se as notas. Para tornar o método mais claro, o educador dá um exemplo: “O melhor caminho seria acertar as 45 questões. O segundo melhor caminho seria acertar 44 e errar a mais difícil, por ser mais coerente, enquanto dentre todos que acertaram 44 a pior nota será dada àquele que errou a mais fácil. Deste modo, é possível que alguém que acertou 43 tenha uma nota maior do que este último estudante, dependendo de quais forem os seus erros.”

A seguir, você pode observar esta diferença nas pontuações neste infográfico desenvolvido a partir de dados da prova de Matemática do Enem de 2012:

ENEM: Mais de 100 temas que podem aparecer na redação do Enem 2015   Calculo-nota-enem-tri

Neste ano, a menor nota da prova de matemática – ou seja, aquele que errou todas as questões – foi 278. A diferença do resultado deste candidato e daquele que acertou as 20 mais difíceis, como se pode observar no quadro acima, é pequena, de modo que este último praticamente zerou a prova embora tenha acertado 20 questões. Por isso, existem sim questões que valem mais. Contudo, isso não significa que as questões difíceis devam ser ignoradas, como diz Mateus Prado: “vale a pena acertar as outras? Vale, mas eu não posso deixar de acertar as fáceis e as médias”.


DEIXAR QUESTÕES EM BRANCO É MESMO UMA BOA ESTRATÉGIA?


Na matéria Mitos e verdades da TRI: fique ligado no sistema de correção do Enem o professor do cursinho declarou que haveriam situações nas quais deixar perguntas em branco seria mais vantajoso para o candidato do que arriscar um chute. Tendo em vista que o estudante apenas terá nota zero se não identificar sua prova marcando a cor ou escrevendo a frase correspondente, são atribuídas notas também para as questões em branco. Por isso, Mateus Prado alerta que não marcar nenhuma alternativa na folha de resposta não deve ser uma estratégia adotada pelo candidato: “Por não saber resolver a questão, ela já vai atrapalhar sua coerência, principalmente se entre os itens não respondidos estiverem alguns fáceis. Mais errado do que está não pode ficar. Se você chutar em algum lugar, o que pode acontecer é ficar menos errado, melhorar sua coerência. Piorar nunca vai”. E, por fim, reforça: “é melhor ser coerente, mas sempre é melhor acertar uma questão do que errar, deixar em branco”.


COMO RESOLVO A PROVA?


Pode-se notar que o Enem é uma prova bastante singular, de modo que exige do candidato uma estratégia um pouco diferente dos demais vestibulares na hora da resolução. Confira a seguir qual é o passo a passo recomendado pelo educador Mateus Prado:

1 – Resolver os itens mais fáceis
“Se eu sei que as mais fáceis geram a maior nota, eu preciso fazê-las primeiro, principalmente no segundo dia no qual quem está preparado não consegue fazer em 5h30 a redação, ler os 45 textos de linguagem e fazer, mesmo que simples, os cálculos de matemática. É impossível”, diz ele. Descobrir quais são elas é uma atividade bastante intuitiva, é o que realmente parece não exigir muito tempo para ser respondido. Por isso que o educador afirma: “se tem uma que você sabe fazer, mas você viu que demora 10 minutos, pule-a. Não sei fazer? Pula. Não é marco quais são fáceis e volto depois, porque assim você vai perder tempo”, disse. Deste modo, seu conselho é: “comece a prova por onde você se sente mais seguro e depois passe para a outra prova desse dia. Resolveu todas as fáceis? Passa para o gabarito”.

2 – Faça o mesmo com as questões médias

3 – Resolva as difíceis
Frente aos itens mais complicados, o aluno tentará solucioná-los. Caso não consiga, o educador sugere o chute: “na hora que você chuta na mesma letra, sua probabilidade de acerto é de 20%. Se você tem segurança que acertou a maior parte, o acaso aumenta se você escolher na alternativa que menos deu para você. Todo bom vestibular não vai pesar muito na mesma prova numa única alternativa. Imagine a situação: você, estudante, está acertando tudo, mas nota que tem 15 alternativas A na sua prova de 45 questões. Você pensa que tem algo errado. Então todo bom vestibular distribui os gabaritos: se são 5 alternativas, as respostas corretas estarão entre 8 e 10 questões de cada uma delas. Logo, se você colocar na que deu menos, você vai aumentar sua sorte ao acaso.”


INSCRIÇÕES ENEM 2015


As inscrições para o Enem 2015 estão abertas até às 23h59 do dia 5 de junho (horário de Brasília) exclusivamente através do site http://enem.inep.gov.br/participante. O valor da taxa de inscrição será de R$ 63 e deve ser paga até às 21h59 até o dia 10 de junho somente no Banco do Brasil por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU simples). Não haverá prorrogação do prazo de pagamento da taxa de inscrição.

De acordo com o edital, isenção da taxa de inscrições do Enem é válida para todos os estudantes da rede pública e aos participantes que declararem ser membros de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para começar a se inscrever, o aluno deve informar primeiramente o número do seu CPF e o número do seu RG. Além disso, deverá informar um telefone (fixo ou celular) e um endereço de e-mail válidos. Ele também deverá criar uma pergunta e resposta de segurança para recuperar a senha. Segundo o ministro da educação, Janine Ribeiro, essas novas regras servem para aumentar a segurança dos estudantes e do próprio sistema informatizado.

O Enem oferece atendimento especializado e específico aos candidatos que declararem, no ato da inscrição, ter necessidade especial. O atendimento especializado será oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiências físicas, auditivas, intelectuais, dislexia, autismo ou outra condição especial. Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, idosos, lactantes, estudantes em classe hospitalar e aos candidatos sabatistas que, devido a sua religião, não podem realizar as provas no sábado.


No Enem 2015, travestis e transexuais poderão usar o nome social após a inscrição pela internet. Os interessados deverão enviar cópia do documento de identificação, formulário preenchido e foto recente pelo sistema de inscrição entre os dias 15 a 26 de junho, ou seja, após o período de inscrição. No dia das provas, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam. Em 2014, foram feitos 95 requerimentos por telefone para o uso do nome social.



SOBRE AS PROVAS DO ENEM 2015


No Enem 2015, o Ministério da Educação (MEC) decidiu suspendeu a entrega do cartão de confirmação do Enem na versão impressa. Neste ano, os candidatos só poderão checar seu local de provas acessando o site oficial do Enem. O cartão de confirmação contém o número da inscrição; data, hora e local da realização das provas; indicação de atendimento especial (se necessário), opção escolhida para a prova de língua estrangeira e solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).


As provas do Enem 2015 acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro, com início às 13h30, conforme o horário oficial de Brasília. É obrigatória a apresentação do documento de identificação original com foto para a realização das provas.O candidato deverá usar caneta esferográfica de cor preta e fabricada em material transparente. Os candidatos NÃO podem levar lápis, lapiseira, caneta fabricada por material não transparente, borracha, livros, manuais, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou simular, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens). Além disso, durante as provas, não pode usar óculos, chapéus, bonés, viseiras, gorro ou simulares. Também está proibido ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas.


Ao todo, serão aplicadas uma redação e 4 provas objetivas contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A partir das 13h, os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início, às 13h30, após o procedimento de verificação de segurança. No caso dos candidatos sabatistas, eles deverão aguardar para iniciarem as provas do primeiro dia às 19h (horário de Brasília).  


No sábado, dia 24, os candidatos farão os exames de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. A prova terá duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir do momento em que o aplicador autorizar o seu início. No domingo, dia 25, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias e uma redação. As questões objetivas deste dia avaliarão os alunos em matemática, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação. A duração das provas será mais longa, com 5 horas e 30 minutos, para que o aluno tenha tempo de redigir o seu texto. O gabarito será divulgado até o dia 28 de outubro.





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Mensagem por Soares Sáb Out 03, 2015 8:05 am

Apesar das inscrições terem se encerrado o prazo (não sei se houve algum tipo de exceção ou prorrogação), entendo que esse tópico poderá ser útil por muito tempo.

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Mensagem por Soares Sáb Out 03, 2015 8:07 am

Entenda o ENEM

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Mensagem por Soares Sáb Out 03, 2015 8:13 am

Interessante as regras do ENEM, confesso que desconhecia algumas:





MEC divulga edital do Enem 2015; veja datas e regras

O gabarito sai até o dia 28 de outubro

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"O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (18), o edital oficial do Enem 2015, que contém todas as regras que os candidatos precisam saber para realizar o exame, a estrutura das provas, o cronograma completo e os critérios de avaliação.

Segundo o documento, as inscrições do Enem começam a partir das 10h da próxima segunda-feira (25) e terminam às 23h59 do dia 5 de junho (horário de Brasília), devendo ser feitas exclusivamente através do site http://enem.inep.gov.br/participante. O valor da taxa de inscrição será de R$ 63 e deve ser paga até às 21h59 até o dia 10 de junho somente no Banco do Brasil por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU simples). Não haverá prorrogação do prazo de pagamento da taxa de inscrição.

De acordo com o edital, isenção da taxa de inscrições do Enem é válida para todos os estudantes da rede pública e aos participantes que declararem ser membros de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para começar a se inscrever, o aluno deve informar primeiramente o número do seu CPF e o número do seu RG. Além disso, deverá informar um telefone (fixo ou celular) e um endereço de e-mail válidos. Ele também deverá criar uma pergunta e resposta de segurança para recuperar a senha. Segundo o ministro da educação, Janine Ribeiro, essas novas regras servem para aumentar a segurança dos estudantes e do próprio sistema informatizado.

O Enem oferece atendimento especializado e específico aos candidatos que declararem, no ato da inscrição, ter necessidade especial. O atendimento especializado será oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiências físicas, auditivas, intelectuais, dislexia, autismo ou outra condição especial. Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, idosos, lactantes, estudantes em classe hospitalar e aos candidatos sabatistas que, devido a sua religião, não podem realizar as provas no sábado.

Travestis e transexuais podem usar o nome social
No Enem 2015, travestis e transexuais poderão usar o nome social após a inscrição pela internet. Os interessados deverão enviar cópia do documento de identificação, formulário preenchido e foto recente pelo sistema de inscrição entre os dias 15 a 26 de junho, ou seja, após o período de inscrição. No dia das provas, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam. Em 2014, foram feitos 95 requerimentos por telefone para o uso do nome social.


Sobre as provas

No Enem 2015, o Ministério da Educação (MEC) decidiu suspendeu a entrega do cartão de confirmação do Enem na versão impressa. Neste ano, os candidatos só poderão checar seu local de provas acessando o site oficial do Enem. O cartão de confirmação contém o número da inscrição; data, hora e local da realização das provas; indicação de atendimento especial (se necessário), opção escolhida para a prova de língua estrangeira e solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).


As provas do Enem 2015 acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro, com início às 13h30, conforme o horário oficial de Brasília. É obrigatória a apresentação do documento de identificação original com foto para a realização das provas.O candidato deverá usar caneta esferográfica de cor preta e fabricada em material transparente. Os candidatos NÃO podem levar lápis, lapiseira, caneta fabricada por material não transparente, borracha, livros, manuais, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou simular, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens). Além disso, durante as provas, não pode usar óculos, chapéus, bonés, viseiras, gorro ou simulares. Também está proibido ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas.


Ao todo, serão aplicadas uma redação e 4 provas objetivas contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A partir das 13h, os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início, às 13h30, após o procedimento de verificação de segurança. No caso dos candidatos sabatistas, eles deverão aguardar para iniciarem as provas do primeiro dia às 19h (horário de Brasília).  


No sábado, dia 24, os candidatos farão os exames de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. A prova terá duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir do momento em que o aplicador autorizar o seu início. No domingo, dia 25, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias e uma redação. As questões objetivas deste dia avaliarão os alunos em matemática, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação. A duração das provas será mais longa, com 5 horas e 30 minutos, para que o aluno tenha tempo de redigir o seu texto. O gabarito será divulgado até o dia 28 de outubro.


Segurança Enem 2015
No Enem 2015, os malotes com as provas terão lacre eletrônico. Eles serão abertos após as 13h e até 13h30, depois que todos os estudantes já estejam sentados na presença de uma terceira pessoa para reduzir as possibilidades de vazamento das provas. No ano passado, uma foto da página do caderno de provas que continha a proposta de redação do Enem vazou momentos antes do início do segundo dia do exame. A Polícia Federal confirmou o vazamento, denunciado inicialmente por um estudante do Piauí.


Correção das provas

As provas do Enem 2015 deverão ser realizadas em caneta de cor preta fabricada em material transparente. A redação deverá ser transcrita na “Folha de Redação” sem emendas ou rasuras. Os rascunhos e as marcações feitas pelos candidatos nos Cadernos de Questões não serão considerados válidos para a correção da redação.

As questões objetivas serão corrigidas com base na metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). A redação será corrigida por dois corretores de forma independente. Cada corretor atribuirá uma nota entre zero e 200 pontos para cada um das cinco competências. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências. Será considerada discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de 100 pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos.

A nota final da redação do Enem 2015 varia entre zero (0) a mil (1000) e será atribuída da seguinte forma:

1. Caso não haja discrepância entre os corretores, a nota final será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores;

2. Caso haja discrepância entre os corretores, a redação será corrigida por um terceiro corretor de forma independe;

3. Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores anteriores, a nota final será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo desconsideradas as demais notas;

4. Caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos dois corretores anteriores, a nota final será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo desconsideradas as demais notas;

5. Caso haja discrepância entre o terceiro corretor e os dois corretores anteriores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores. Esta banca atribuirá a nota final do participante, desconsiderando as anteriores.

Será atribuída nota zero na redação do Enem 2015:

1. Fugir do tema proposta;
2. Não respeitar a estrutura dissertativo-argumentativa;
3. Entregar a Folha de Redação em branco;
4. Entregar redação com até sete linhas – qualquer que seja o conteúdo configurará “texto insuficiente”;
5. Copiar os textos motivadores apresentados no Caderno de Questões;
6. Escrever impropérios ou desenhos;
7. Não respeitar os Direitos Humanos;
8. Quando parte do texto está deliberadamente desconectada com o tema proposto da redação.

Resultados do Enem 2015

Os gabaritos oficiais das provas objetivas do Enem 2015 serão divulgados até o dia 28 de outubro no site oficial do Inep, órgão do MEC responsável pelo exame. As notas individuais estão previstas para publicação em janeiro de 2016. Os participantes terão acesso às suas provas de redação após a divulgação do resultado no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

A nota do Enem pode ser usada para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; do Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudo em instituições particulares e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo programa de mobilidade internacional e para obter o diploma de conclusão do ensino médio."
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Mensagem por TUTOR Sáb Out 03, 2015 11:40 am

Boa tarde, Soares

Curtindo seu tópico, olha amigo fiz um outro sobre como tirar nota máxima na prova do Enem, tomei a liberdade.

Abraço
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Mensagem por Soares Sáb Out 03, 2015 12:10 pm

TUTOR escreveu:Boa tarde, Soares

Curtindo seu tópico, olha amigo fiz um outro sobre como tirar nota máxima na prova do Enem, tomei a liberdade.

Abraço

Amigão, a ideia é essa, uma puxar a outra. Vou lá espiar kkkkk

Abçs
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