Jeová? Tchau Jeová!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curiosidade Judeus no Brasil

+2
Linda Hás
TUTOR
6 participantes

Ir para baixo

Curiosidade Judeus no Brasil Empty Curiosidade Judeus no Brasil

Mensagem por TUTOR Dom Out 04, 2015 10:58 pm

Olá amigos

Uma curiosidade! Visitando o estado de Pernambuco descobri que a primeira Sinagoga das Américas fica em Recife, numa rua bem charmosa do centro histórico da cidade. Visitei o lugar, que além de lindo, fica perto de uns restaurantes bem badalados. rsrsrs

Curiosidade Judeus no Brasil F6e3f47a182e79cd8cf4aa04891e85c1298
Curiosidade Judeus no Brasil Dsc01051
Curiosidade Judeus no Brasil SinagogaKahalZurIsrael-2m

Abaixo um pouca da história do lugar.

O Nordeste do Brasil foi a "Terra Prometida" para cristãos-novos e judeus ibéricos nos séculos XVI e XVII. Empurrados pela Inquisição, forçados à conversão, muitos decidiram atravessar o oceano desconhecido em busca de paz e de liberdade de culto. Tiveram importante papel no início da ocupação portuguesa nas novas terras, criando ou se inserindo em diversas atividades. Em especial, na produção e comércio do açúcar.

A ocupação holandesa no Recife trouxe grande número de judeus portugueses de Amsterdã. Com eles, inúmeros cristãos-novos e descendentes que já viviam no Recife retornaram ao judaísmo, formando algumas congregações. Entre elas, a Kahal Zur Israel, Primeira Sinagoga das Américas.

Em dezembro de 2001, o prédio original reconstituído foi aberto ao público, sendo hoje um dos mais importantes sítios turísticos da região. A edificação é a parte visível do que foi uma comunidade que atingiu 50% do total de habitantes de origem européia da época, deixando marcos da sua presença em muitos lugares.


A formação da comunidade

A formação de uma comunidade judia em Pernambuco ocorreu efetivamente na primeira metade do século XVII, graças à liberdade religiosa durante o governo holandês, comandado por João Maurício de Nassau. Durante seu governo de sete anos (1637-44), ocorreu uma contínua imigração de judeus. Além da motivação principal, que era a religiosa, também havia uma razão econômica para a imigração, já que os judeus portugueses que viviam em Amsterdã tinham fortes laços econômicos com negociantes holandeses. Com 600 famílias, a comunidade judia de Recife se completou com a chegada do famoso líder religioso, Rabino Isaac Aboab da Fonseca, mandado pela Congregação de Amsterdã. Foi então que a congregação Kahal Zur Israel e a construção da primeira sinagoga das Américas ocorreu. No mesmo momento, foram construídas as escolas religiosas Talmud Torah e Etz Hayim, que ficavam localizadas em edifícios multi-níveis. Também havia um cemitério judeu, fora dos limites da cidade, onde hoje está a comunidade dos Coelhos.

Com o declínio do governo holandês, em 1654, e a reinstituição do regime português, a comunidade judaica de Recife teve três meses para vender seus pertences and ir embora em quaisquer navios disponíveis. Uma pequena parte dessa população foi em direção ao Caribe e América do Norte, onde estabeleceram um lugar chamado de Nova Amsterdã, constituindo a primeira comunidade judaica organizada naquela região. Este lugar é hoje conhecido como a cidade de Nova Iorque.

O lugar onde a primeira sinagoga das Américas estava situado foi recentemente identificado and sua estrutura localizada, embaixo de grandes casas, do número 197 ao 203, na Rua do Bom Jesus, antigamente conhecida como Rua dos Judeus, no Recife Antigo. A construção foi demolida no começo do século XX, sendo substituída, primeiro, por um banco e, depois, por uma loja para equipamentos elétricos.


Leia mais no próprio site da sinagoga http://www.kahalzurisrael.com/

Abraço a todos
TUTOR
TUTOR

Mensagens : 123
Pontos : 3319
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade Judeus no Brasil Empty Re: Curiosidade Judeus no Brasil

Mensagem por Linda Hás Sex Out 09, 2015 9:42 pm

Oi. Para enganar alguém sempre há um paraíso prometido. Entreguei a minha vida a Jeová Deus. O que ele fizer estará bem feito. Não acredito mais em home nenhum.
Apesar das perseguições os judeus sempre gostaram de dinheiro.

O Nordeste do Brasil foi a "Terra Prometida" para cristãos-novos e judeus ibéricos nos séculos XVI e XVII. Empurrados pela Inquisição, forçados à conversão, muitos decidiram atravessar o oceano desconhecido em busca de paz e de liberdade de culto. Tiveram importante papel no início da ocupação portuguesa nas novas terras, criando ou se inserindo em diversas atividades. Em especial, na produção e comércio do açúcar.


Em todo lugar, até aqui no Brasil houve uma busca de terra pelos judeus. Depois o paraíso deixou de ser aqui e passou a ser onde o dinheiro poderia ser mais fácil na teoria viu, só acredito em Deus, religião mais nenhuma.  Morto Bjs


Com o declínio do governo holandês, em 1654, e a reinstituição do regime português, a comunidade judaica de Recife teve três meses para vender seus pertences and ir embora em quaisquer navios disponíveis. Uma pequena parte dessa população foi em direção ao Caribe e América do Norte, onde estabeleceram um lugar chamado de Nova Amsterdã, constituindo a primeira comunidade judaica organizada naquela região. Este lugar é hoje conhecido como a cidade de Nova Iorque.
Linda Hás
Linda Hás

Mensagens : 128
Pontos : 3286
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade Judeus no Brasil Empty Re: Curiosidade Judeus no Brasil

Mensagem por joquan Ter Out 13, 2015 11:00 pm

Linda Hás escreveu:
Apesar das perseguições os judeus sempre gostaram de dinheiro.

Já ouvir dizer que os judeus chegam pobres em um país rico, e, saem ricos de um pais pobre.

joquan

Mensagens : 45
Pontos : 3204
Reputação : 13
Data de inscrição : 04/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade Judeus no Brasil Empty Re: Curiosidade Judeus no Brasil

Mensagem por Diamante2 Qua Out 14, 2015 11:20 am

joquan escreveu:
Linda Hás escreveu:
Apesar das perseguições os judeus sempre gostaram de dinheiro.

Já ouvir dizer que os judeus chegam pobres em um país rico, e, saem ricos de um pais pobre.

Boa observação! Parece que temos muito que aprender com eles. Rses
Abraço
Diamante2
Diamante2

Mensagens : 153
Pontos : 3314
Reputação : 4
Data de inscrição : 26/09/2015
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade Judeus no Brasil Empty Re: Curiosidade Judeus no Brasil

Mensagem por medico Qua Out 14, 2015 12:01 pm

Boa tarde.
Foi feito um estudo onde judeus foram classificados como uma "raça" quase que completa em termos genéticos, dentro do que seria possível ser uma população mais próxima do ideal. Os que mais se aparentam com eles, com pouquíssima distância, são os árabes (desculpe-me Soares). Na verdade cabem aos judeus e aos árabes grandes descobertas e invenções. Os chineses também são um caso a parte. Faz-nos lembrar de Isaque e Ismael. Abraão teve outras esposas como Quetura. Vou me calar pois estou rodeado de ateus e daqui a pouco serei banido daqui. Morto  Medo  Medo
É isso.
Tchau.
Perdido
medico
medico

Mensagens : 47
Pontos : 3205
Reputação : 9
Data de inscrição : 01/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade Judeus no Brasil Empty Re: Curiosidade Judeus no Brasil

Mensagem por joquan Qua Out 14, 2015 9:20 pm

medico escreveu:Boa tarde.
Foi feito um estudo onde judeus foram classificados como uma "raça" quase que completa em termos genéticos, dentro do que seria possível ser uma população mais próxima do ideal. Os que mais se aparentam com eles, com pouquíssima distância, são os árabes (desculpe-me Soares). Na verdade cabem aos judeus e aos árabes grandes descobertas e invenções. Os chineses também são um caso a parte. Faz-nos lembrar de Isaque e Ismael. Abraão teve outras esposas como Quetura. Vou me calar pois estou rodeado de ateus e daqui a pouco serei banido daqui. Morto  Medo  Medo
É isso.
Tchau.
Perdido

Árabes e judeus são primos, não é? Os judeus descendem de Isaque, enquanto os árabes descendem de Ismael. Estou certo? Me corrijam por favor!

joquan

Mensagens : 45
Pontos : 3204
Reputação : 13
Data de inscrição : 04/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade Judeus no Brasil Empty Re: Curiosidade Judeus no Brasil

Mensagem por Soares Sex Out 16, 2015 10:21 pm

joquan escreveu:
medico escreveu:Boa tarde.
Foi feito um estudo onde judeus foram classificados como uma "raça" quase que completa em termos genéticos, dentro do que seria possível ser uma população mais próxima do ideal. Os que mais se aparentam com eles, com pouquíssima distância, são os árabes (desculpe-me Soares). Na verdade cabem aos judeus e aos árabes grandes descobertas e invenções. Os chineses também são um caso a parte. Faz-nos lembrar de Isaque e Ismael. Abraão teve outras esposas como Quetura. Vou me calar pois estou rodeado de ateus e daqui a pouco serei banido daqui. Morto  Medo  Medo
É isso.
Tchau.
Perdido

Árabes e judeus são primos, não é? Os judeus descendem de Isaque, enquanto os árabes descendem de Ismael. Estou certo? Me corrijam por favor!

Boa noite Amigo.

A pergunta não foi feita para mim, mas são sim, até o troco linguístico, é próximo. Primos sim.

Abçs
Soares
Soares

Mensagens : 212
Pontos : 3425
Reputação : 10
Data de inscrição : 27/09/2015
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade Judeus no Brasil Empty Re: Curiosidade Judeus no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos