Jeová? Tchau Jeová!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano?

+2
Herege Aprisionado
Mariane
6 participantes

Ir para baixo

Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano? Empty Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano?

Mensagem por Mariane Ter Out 13, 2015 10:58 pm

Eu estava conversando com meu namorado e nossos amigos semana passada. A verdade é que temos o hábito de conversar sobre esses assuntos. Decidi trazer este assunto ao fórum para ouvir mais opiniões, visto que há uma seção apenas para esse fim.

Pois então. O ceticismo, em termos leigos, está baseado na ideia do "ver para crer". O que vocês acham dessa postura? Em tempos recentes eu tenho ficado tão cética ao ponto de duvidar de algumas coisas tida como fundamentais. Pensando estar ficando muito paranoica, conversei com meu namorado. E ele acabou dizendo que compartilha de alguma das minhas ideias. Mas que ideias são essas?

Pra começar, espero que não riam de mim. Em uma das minhas divagações eu comecei a pensar sobre as coisas que aceitamos prontamente mas que nunca chegamos perto. De certo modo, posso dizer que comecei a pensar em "teorias de conspiração". Vocês também pensam nisso? Com que frequência? Aprecio muito as obras dos filósofos modernos e em breve pretendo trazer algumas das discussões deles ao escrutínio.
Mariane
Mariane

Mensagens : 8
Pontos : 3154
Reputação : 10
Data de inscrição : 13/10/2015
Idade : 32
Localização : Valinhos

Ir para o topo Ir para baixo

Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano? Empty Re: Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano?

Mensagem por Herege Aprisionado Qua Out 14, 2015 12:06 pm

Eu sou um cético equilibrado. Tem coisas em que eu prefiro acreditar pra não me tornar uma pessoa infeliz. Por exemplo, quando alguém me diz algo. Se não for algo que vai mudar a minha vida mesmo sendo mentira, eu prefiro acreditar, ou fingir que acredito. É a velha história: ande conforme a musica.

Mas já sou mais cético com relação a essas teorias da conspiração. Se tiver provas suficientes e argumentos e contra argumentos dos dois lados, aí sim eu tomo alguma posição.

Herege Aprisionado

Mensagens : 7
Pontos : 3152
Reputação : 10
Data de inscrição : 14/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano? Empty Re: Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano?

Mensagem por Soares Qua Out 14, 2015 1:28 pm

Herege Aprisionado escreveu:Eu sou um cético equilibrado. Tem coisas em que eu prefiro acreditar pra não me tornar uma pessoa infeliz. Por exemplo, quando alguém me diz algo. Se não for algo que vai mudar a minha vida mesmo sendo mentira, eu prefiro acreditar, ou fingir que acredito. É a velha história: ande conforme a musica.

Mas já sou mais cético com relação a essas teorias da conspiração. Se tiver provas suficientes e argumentos e contra argumentos dos dois lados, aí sim eu tomo alguma posição.

Ultimamente, ando associando a incitação ao ódio, como parte de uma teoria muito louca. Também finjo que não entendo certas bobagens, mas coisas sérias, são para se pensar.
Abçs
Soares
Soares

Mensagens : 212
Pontos : 3444
Reputação : 10
Data de inscrição : 27/09/2015
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano? Empty Re: Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano?

Mensagem por Diamante2 Qua Out 14, 2015 1:32 pm

O que é ser cético? Não crer em nada? Mas, se vc não crer em nada, vc automaticamente acredita em algo, no nada!
O conceito é muito mais denso, por isso me pergunto seriamente em quê creio!
Quando na Torre, achamos que temos resposta p TUDO, depois a decepção é tanta que temos dificuldade em crer, percebemos nos fóruns e sites dissidentes a quantidade de ex tjs que não seguem nenhuma religião e se declaram céticos.
Abraco a todos
Diamante2
Diamante2

Mensagens : 153
Pontos : 3333
Reputação : 4
Data de inscrição : 26/09/2015
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano? Empty Re: Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano?

Mensagem por joquan Sáb Out 24, 2015 5:12 pm

Mariane escreveu:Eu estava conversando com meu namorado e nossos amigos semana passada. A verdade é que temos o hábito de conversar sobre esses assuntos. Decidi trazer este assunto ao fórum para ouvir mais opiniões, visto que há uma seção apenas para esse fim.

Pois então. O ceticismo, em termos leigos, está baseado na ideia do "ver para crer". O que vocês acham dessa postura? Em tempos recentes eu tenho ficado tão cética ao ponto de duvidar de algumas coisas tida como fundamentais. Pensando estar ficando muito paranoica, conversei com meu namorado. E ele acabou dizendo que compartilha de alguma das minhas ideias. Mas que ideias são essas?

Pra começar, espero que não riam de mim. Em uma das minhas divagações eu comecei a pensar sobre as coisas que aceitamos prontamente mas que nunca chegamos perto. De certo modo, posso dizer que comecei a pensar em "teorias de conspiração". Vocês também pensam nisso? Com que frequência? Aprecio muito as obras dos filósofos modernos e em breve pretendo trazer algumas das discussões deles ao escrutínio.

Olá, Mariane! Tudo bem?

Com muito respeito a você e ao teu namorado, mas você é muito bonita, viu?

Vi que você estendeu boas-vindas a mim, na minha apresentação. Muito obrigado! Desculpe o lapso de tempo. O que aconteceu foi que eu não acompanhei na minha apresentação quem estava me cumprimentando, só ontem tive a curiosidade de dá uma olhada e vi.
Você disse que gosta dos meus tópicos e comentários, fico lisonjeado, tá? Fiquei admirado com o fato de você ter garimpado o site extjs e descoberto meus tópicos sobre ocultismo, e que gostou. Postei lá uma sequência de oito tópicos sobre o assunto. Você leu os oito tópicos? Entendeu? Surgiu alguma dúvida? Se quiser fazer alguma pergunta sobre o assunto, fique à vontade. Se não quiser perguntar aqui publicamente, pode me enviar uma MP. A sequência dos tópicos lá é a seguinte:www.extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php? www.extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=16979&p=332472#p332472  www.extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=17003  www.extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=17032
www.extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=17099 www.extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=17147
www.extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=17175 www.extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=17223

Voltando ao assunto deste tópico:

Pois então. O ceticismo, em termos leigos, está baseado na ideia do "ver para crer". O que vocês acham dessa postura?
Ora, minha amiga Mariane, sabemos que estamos imersos em um universo de coisas e informações, mas que só percebemos uma ínfima parte. Só percebemos aquilo que afeta qualquer um dos nossos cinco sentidos. Pois bem, se existe algo que não afeta nenhum desses cinco sentidos, logo, se torna imperceptível para nós. Como abemos que os nossos sentidos são muito limitados, e não percebemos tudo o que existe, então, acreditar somente no que vemos, é nos apequenarmos demais.
De certo modo, posso dizer que comecei a pensar em "teorias de conspiração". Vocês também pensam nisso? Com que frequência?
Eu não sou versado sobre esse assunto, mas vejo que há muita confusão nele. Parece-me com aquelas fofocas que algumas pessoas andam postando na mídia sobre as celebridades e que não tem muito fundamento, apenas para chamar a atenção e ganhar notoriedade, fama, ibope, ou simplesmente se divertir.

Agora, há um ponto em que misturam as coisas para criar mais um suspense, medo, ou alimentar uma necessidade de mais informações, informações essas que já mais serão completadas. Refiro-me aqui a questão do governo global. Ora, um governo global ou mundial, sempre foi a aspiração de toda potência mundial, desde o Egito até os Estados Unidos. Agora, dizer que eles contam com apoio ou ajuda de alguma ordem espiritual, isso aí já é fantasiar as coisas. O problema é que misturam as coisas dos governos, as coisas que são humanas, com alguma ordem secreta, e até citam o ocultismo, sem que nada saibam de ocultismo. São coisas totalmente separadas, nada tendo a ver uma coisa com outra.  Mas, que possa existir algum governante que seja membro de alguma ordem secreta, pode, e daí? O que tem uma coisa a ver com outra?

Como essas ordens são secretas, só sabem os seus fundamentos quem dela participe, e como pode alguém que sem fazer parte dela possa está escrevendo ou tentando explicar o que elas são?

Ainda sobre o ocultismo, muita gente se assombra com o ocultismo e se apegam à Jesus para lhes proteger de tais influências. A ignorância é uma coisa terrível, não sabem elas que Jesus foi um ocultista. Por que Jesus apesar de ter nascido em Belém, era conhecido como nazareno? Não tem nada a ver com a cidade de Nazaré. Por que ele levava o título de mestre? Quem lhe conferiu esse título?

Apesar de Jesus ter sido um ocultista e muito avançado na senda, eu na minha humilde opinião, acho que ele cometeu um erro, ao tentar passar para o povo comum alguns dos ensinos secretos. Tanto é que deu no que deu, pegaram os ensinos dele e transformaram em religião, além de o divinizarem. E o resultado está aí. Uma confusão danada e muitas guerras já foram travadas por causa dessas religiões. Você que está duvidando que Jesus tenha sido um ocultista, compare a Bíblia entre o velho testamento e os evangelhos de Jesus e veja se não há um disparate enorme entre essas duas partes?

Um abraço Mariane.


Última edição por joquan em Sáb Out 24, 2015 5:28 pm, editado 1 vez(es)

joquan

Mensagens : 45
Pontos : 3223
Reputação : 13
Data de inscrição : 04/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano? Empty Re: Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano?

Mensagem por Alice Sáb Out 24, 2015 5:24 pm

Eu tinha uma idéia que o ocultismo era alguma coisa ligada a magia negra e coisas assim. Mas como não acredito em nada, não faz muita diferença para mim.
Bjsss
Alice
Alice

Mensagens : 33
Pontos : 3183
Reputação : 10
Data de inscrição : 11/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano? Empty Re: Ceticismo: a forma mais segura de evitar o engano?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos